Os veterinários sabem bem que a queda dos gatos tem piores consequências quando acontecem do 1º piso do que do 2º ou 3º. A explicação é a seguinte: quando o gato nota a aceleração de queda, adota uma postura encolhida com as patas esticadas, o que lhe permite, ao chegar ao solo, amortecer o efeito do impacto. Se a queda ocorrer do primeiro piso, o gato não tem tempo de adotar a mencionada postura.
É lógico pensar que, quanto maior for a altura maior serão as consequências do choque. Surpreendentemente não é assim. Os danos produzidos pela queda aumentam com a altura até um certo ponto, a partir do qual se produz uma diminuição dos danos. A curiosa explicação é a seguinte:
O gato adota uma postura defensiva só quando nota a aceleração de queda. Quando ele alcança a velocidade limite r(Força peso = Força de resistência do ar), deixa de existir aceleração e o gatoelaxa, exercendo uma postura menos encolhida, oferece maior superfície de contato com o ar. Este aumento de superfície traz consigo uma maior resistência do ar diminuindo a queda e conseguindo uma velocidade limite menor.
No comments:
Post a Comment