Em 1954, um doutorado chamado Hugh Everett III veio com uma teoria radical onde dizia existirem varios universos paralelos, exactamente iguais ao nosso. Todos esses universos estavam relacionados com o nosso. No entanto, estes eram ramificações do nosso, e o nosso era uma ramificação de outros. Dentro destes universos paralelos, as nossas guerras tiveram resultados diferentes dos que conhecemos. Espécies que estao ja extintas no nosso universo noutro evoluiram e adaptaram-se. Em alguns universos nós, humanos, ja estaremos extintos.
Existem mesmo Universos Paralelos?
Com a Teoria dos Universos Paralelos, Everett estava a tentar responder a uma questao relacionada com a Física Quântica: Porque é que a Matéria Quântica tem um comportamento irregular?
O nível Quântico é o mais pequeno que a ciencia conseguiu encontrar até agora.
Mas para percebermos melhor a teoria de Everett, vamos primeiro falar de Max Plank.
O estudo da Física Quântica começou em 1990, quando o físico Max Planck pela
primeira vez introduziu o conceito no mundo científico. Os estudos de Planck sobre
a radiação continha descobertas totalmente fora do normal que iam contra as leis da Física Clássica. Estas descobertas sugeriam que existiam outras leis sobre o funcionamento
do Universo, noutros níveis mais pequenos.
Em pouco tempo, cientistas que estavam a estudar o nível Quântico fizeram descobertas peculiares sobre este nível. Primeiro descobriram que as particulas
que existem neste nível têm a característica de tomarem formas diferentes aleatóriamente.
Por exemplo os cientistas observaram fotões -- pequena porção de luz -- a actuar como partículas e ondas. Mesmo um só fotão mostrava esta mudança de forma.
[Fonte: Brown University].
Imagina que tu te parecias com um humano (sólido) e que alguém olhava para ti repentinamente, essa pessoa depois voltava a olhar para ti mas tu tinhas tomado a forma de um gás(!).
Esta teoria da mudança de forma veio a ser conhecida como
O Princípio da Incerteza de Heisenberg . O Físico Werner Heisenberg afirmou que até só por observar a matéria quântica, nós estaríamos a mudar o seu comportamento.
Desta maneira, nunca conseguiríamos ter a certeza da natureza quântica e das suas características, como velocidade e posição.
Esta ideia é suportada pela teoria de mecanismos quânticos de Copenhaga,
proposta pelo Físico Dinamarquês Niels Bohr. Esta teoria diz que todas as partículas quânticas não existem num só estado, mas sim em todos os seus estados possíveis ao mesmo tempo.
A globalização de todos os estados possíveis das partículas quânticas chama-se Função de onda. O estado de uma partícula existente em todos os seus estados possíveis chama-se
Sobreposição.
De acordo com Bohr, quando nós observamos uma partícula quântica, nós modificamos o seu comportamento. A observação destrói a sobreposição da partícula e força-a a ir para um só estado da sua Função de onda. Esta teoria reponde ao porquê dos resultados discrepantes das medições de partículas quânticas:
A partícula estava num estado diferente em cada medição.
A interpretação de Bohr foi mundialmente aceite, e ainda o é por uma grande parte da comunidade científica. Mas agora, a teoria dos vários universos de Everett tem ganho muita atenção.
Para Everett, medir uma partícula quântica não a força a ficar num só estado.
Em vez disso, uma medição simplesmente faz com haja uma divisão de um universo. O universo é literalmente duplicado, separando-se em vários universos um para cada estado possível da partícula quântica.
Isto acontece para completar todos os estados possíveis.
Por isso um cientista num universo faz uma medição que resulta em ver a partícula
como onda e noutro universo para que todos os estados estejam presentes o mesmo
cientista faz a medição e esta resulta em partícula, visto que as medições
podem resultar em partícula ou onda.
Esta é a teoria, espero que tenham gostado!!!
Fonte: How stuff works, http://ciencia.hsw.uol.com.br/universo-paralelo.htm
Texto com alterações
Sunday, January 20, 2008
Os Universos Paralelos existem mesmo?
Publicada por
MrBrooks
em
7:17 AM
Etiquetas: Curiosidades
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
1 comment:
boa..interessante esta teoria...mas bizarra..loool..
Mas se gostas deste tipode teorias acho que devias ler "A Formula de Deus"...que é um romance mas fala de muitas teorias...
Post a Comment